Exemplos de scripts, artigos, entrevistas e palestras das linguagens de programação (Python, Javascript, PHP, CSS, HTML, XHTML, XML, Zope, JAVA, dentre outros)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

PZPzine - Revista Online de Python, Zope e Plone

Para quem utiliza o framework Zope com programação em Python e desfruta do CMS Plone, está no ar a PZPzine, a revista digital sobre Python, Zope e Plone. Novas edições serão publicadas bimestralmente.

Já está disponível no site http://www.pzpzine.com/ a primeira versão da revista, que traz uma pequena introdução sobre a linguagem do Zope (PageTemplates, DTML, dentre outros), Python e Plone.

A versão também traz um pequeno artigo de Migração dos sistemas antigos de Plone/Zope para as novas versões do framework e do CMS. A revista digital contém um FAQ, em que são respondidas as perguntas mais frequentes sobre o assunto tratado, além de uma área denominada PyCoffe, em que o autor trata de forma simples (não muito conceitual, com intuito de leigos entenderem o que está sendo passado) alguns assuntos de Zope, Python e Plone. Na primeira versão, o autor explica como funciona o sistema de looping do Zope e mostra também como migrar os códigos escritos em DTML para ZPT (Zope PageTemplate).
Vamos ver o que virá de interessantes nas próximas edições. Não tenho experiência com o Plone (desenvolvo e trabalho no meu próprio CMS), mas estou afim de começar a aprender a mexer com ele.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Renomeando Arquivos de um Diretório

Fui criar um galeria de fotos e me deparei com a seguinte questão: todas as fotos tinham um prefixo "galeria_" antes do nome da foto.

Com isso, eu teria que renomear todas as imagens que já estavam no diretório com o prefixo sugerido. Então, decidi criar esse script para renomeá-las.




>>> import os
>>> for nome in os.listdir('/home/diretorio/'):
... novo_nome = 'galeria_' + nome
... os.rename(nome, novo_nome)
>>>
>>> print 'Ok'
Ok

Lendo e-mails no Gmail

Estava dando uma pequena estudada na biblioteca smtplib do Python. Achei um projeto open source de uma outra biblioteca, que permite manipular os e-mails da sua caixa de entrada do Gmail.

A biblioteca se chama libgmail e está com uma versão estável para baixar. Abaixo segue um pequeno script mostrando como utilizá-la.





>>> import libgmail
>>> acc = libgmail.GmailAccount('seuemail@gmail.com', 'suasenha')
>>> acc.login()
>>> inbox = acc.getMessageByLabel('Inbox')
>>> len(inbox)
50
>>> for msg in inbox:
... print msg.subject
...
[ ... ]

Marcadores

Notícias - Tecnologia

Google